ARARA VERMELHA
A Arara-Vermelha é conhecida por diversos nomes diferentes no Brasil, como arara de asa verde, arara-verde, arara-vermelha-grande, araracanga, aracanga, arara-macau, ararapiranga e macau.
De nome científico Ara chloropterus, que é uma mistura de tupi e grego e quer dizer papagaio com asa verde, ela é considerada a segunda maior ave da espécie.
Pertencente à família Psittacidae, a Arara-Vermelha é bastante dócil como todas as aves desta família. Inclusive, por conta disso, é bastante comum seu contato com seres humanos.
Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre esta ave, tão popular e querida no Brasil
CARACTERISTICA
A Arara-Vermelha é uma ave muito exuberante e bonita, graças à sua coloração e tamanho. Chegando a medir 90 cm de altura, e podendo pesar até 1,5kg, chama a atenção com sua plumagem vermelha na cabeça, pescoço e rabo – exceto pela sua ponta, que é azul.
Tem o rosto com uma coloração branca, e suas asas tem tons das cores verde e azul.
Assim como outros tipos de araras, costuma viver por bastante tempo. No caso da Arara-vermelha, ela pode atingir os 60 anos de idade.
Normalmente, o macho da espécie é um pouco maior que a fêmea, e ambos não apresentam diferença na coloração.
SUBERPERCIES
A Arara-vermelha não possui nenhuma subespécie conhecida e identificada até o momento.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação da Arara-Vermelha é baseada especialmente em frutos. Dos mais diversos tipos, inclui espécies como cinamomo, amêndoa, manga, jequitibá, figo, capixingui, canjarana, farinha-seca, canafístula, guarita, amendoim-bravo, jerivá, coco-de-espinho, pera, manga, laranja, maçã, ameixas, banana e mamão.
Além disso, também fazem parte de sua dieta usual flores diversas, brotos novos de folhagens, além de alguns tipos de verduras e legumes como a couve, pepino, milho verde, cenoura e nozes.
Também consome amendoim, sementes de trigo, sementes brotadas e aveia.
Quando em cativeiro, é fundamental que seja oferecido á Arara-vermelha ao menos uma fonte de vitaminas e suplementos minerais, que ela consome na natureza.
HABITOS
A Arara-Vermelha é uma ave que costuma ser avistada em pequenos bandos, ou em pares.
Costuma viver na copa de florestas altas, campos com árvores isoladas e coqueirais. De um modo geral, seus hábitos são bastante semelhantes aos de outras araras.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA
A Arara-Vermelha pode ser encontrada em diversos países da América do Sul, como a Venezuela, Colômbia, Argentina e Bolívia, além do Brasil.
Por aqui, ela costuma habitar a mata, sendo avistada na Amazônia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior do Paraná.
Embora bastante comum de ser encontrada, tem sido muito ameaçada por conta do desmatamento e especialmente pelo tráfico de animais silvestres
CURIOSIDADE
Por conta de seu tamanho e exuberância de cores, é muito visada pelo tráfico de animais. Assim, a Arara-vermelha costuma ser vendida tanto no Brasil quanto no exterior como animal de estimação.Embora não se encontre em perigo de extinção, sua população praticamente foi extinta de locais como Espírito Santo e Paraná.Um hábito curioso que a Arara-Vermelha cultiva é o de se alimentar tanto de terra quanto de barro. Especialistas dizem que elas fazem isso para neutralizar toxinas provenientes de frutas verdes que elas consomem. O fato é que esse hábito curioso faz com que sua ingestão de minerais seja bem rica.
CUIDADO{CRIAÇÃO}
Quem deseja ter uma Arara-Vermelha em casa precisa tomar alguns cuidados. Antes de tudo, é preciso ter a certeza de que todo o processo está sendo feito dentro da lei. Assim, é preciso adquirir a ave de um criadouro devidamente certificado pelo IBAMA. Você pode acompanhar o próprio site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para receber dicas de como criar a ave dentro das normas legais.
A Arara-vermelha é uma ave bem dócil, e por isso sua criação é relativamente simples.
No entanto, ela necessita de um espaço grande, com água fresca à vontade, comida, ração de boa qualidade e frutas.
Para que a ave fique bem, é necessário um viveiro com, no mínimo, 120m de altura, 1m de comprimento e 70 cm de largura. esta gaiola deve ser feita de metal inoxidável, uma vez que o bico da Arara-vermelha pode corroer plástico e madeira.
Outra recomendação importante é não criar a ave junto de nenhum outro animal, especialmente gatos e cachorros.
CANTO
Conhecidas pela grande inteligência, as Araras-vermelhas tem grande facilidade em imitar diversos sons, inclusive da voz humana. Acompanhe a seguir alguns vídeos e tire suas conclusões.E aí, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a Arara-vermelha? Ficou alguma dúvida, ou comentário para ser feito acerca deste artigo?
ESSAS FOTOS SÃO DEPOSTRAÇÃO SOBRE TUDO QUE FALEI SOBRE A ARARA VERMELHA
BEM ESPERO QUE VCS GOSTARAM
ResponderExcluir